lunes, 1 de marzo de 2010

Fiquei dodói...

Ai, isso é que é chato, né? Meu filhote ficou doente e eu sempre pego as bactérias dele pra mim hahahahaha. Garganta inflamada, gengivas inflamadas, fiquei sem poder comer dias (ainda nao tô comendo bem... Quando melhorar, vou passar um dia inteirinho comendo, eu juro! Ai, que vontade: churrasco, batata frita, arroz chino (chinês haha),  pizza, hambúrgueresssss!!! - Deu pra perceber que sou muito natureba, né?!). 

Mas, uma coisa tenho que comentar daqui da Venê, pelo menos aqui no meu estado (Nueva Esparta) a saúde pública é bem melhor que no Brasil. Bom, tem 2 anos que saí do Brasil e nao tenho sabido mais disso, de como andam os postos de saúde, os hospitais públicos... Pode ter melhorado, mas até eu sair isso era uma desgraça! Aqui, seja porque há menos gente, seja porque há mais atendimento, nao há filas taaaao grandes. Rola uma esperinha normal, mas até em consultório particular a gente tem q esperar, né nao??? E o atendimento é com respeito. Respeito que eu digo é te tratar como gente, te ouvir, com carinho às vezes, e quase sempre te dao medicamentos, coisas assim.

Existe o que chamam de CDIs, pequenos centros médicos onde atendem mais que tudo os médicos cubanos. Eu costumo ir aí mais para coisas corriqueiras (como fui por causa de uma garganta inflamada, algo pra fazer um curativo, enfim... coisas pequenas. Nao sei se é cisma minha, mas dizem que esses médicos cubanos nao sao totalmente médicos, têm a formaçao meio capenga, nao sei bem o porquê, mas quiseram implantar isso no Brasil e nao rolou. Aqui sim funciona bem. Eu acho que pra umas bobeiras (que dá vontade até de se automedicar, mas aqui nao te vendem antibiótico sem receita!!!), dá pra ir nesses caras e eles te atendem bem e fazem com que as filas nos grandes hospitais nao fique muito grande. Na minha santa ignorância com relaçao aos procedimentos médicos, essa é uma boa. Seria, numa comparaçao meio porca hahahaha, o que os juizados especiais fazem na área da Justiça, pra nao haver demasiados processos nos tribunais: colocam um conciliador nos casos menores pra que esse cara tente resolver com as partes e os juízes nao fiquem tao atolados. Acho legal. Profissionalmente nao tenho ligaçao com a área do Direito, mas, como a maior parte da família tem... acaba entrando no sangue hahahahaha.




Essa foto é da entrada da Clínica Popular Nueva Esparta. Ela era particular, uma das mais caras da ilha. O governo a desapropriou e a colocou a serviço do povo. Os médicos, revoltados, quando foram buscar seus pertences, destruíram tudo o que puderam, equipamentos, até da área de pediatria! Ótimos equipamentos que poderiam servir a muitas pessoas carentes... Uma coisa horrível! Alguns depredaram até paredes de consultórios! Eu visitei essa clínica na primeira vez que vim a Margarita (estava participando de um Festival Internacional de estudantes e esse festival incluía visitas a cooperativas, clínicas, espaços públicos em geral... Vários lugares para conhecer um pouco o trabalho do governo. E eu tinha muita curiosidade sobre isso. Foi em julho / agosto de 2005). Tomei até duas vacinas lá (nem lembro para o quê... mas na época foi importante: 



A clínica tinha sido tomada pelo governo havia pouco tempo, a tinham reformado, estava tudo novinho, novinho, bonito, funcionando às mil maravilhas. Hoje, volto lá e a realidade, infelizmente nao é mais a mesma :-(  Aquela cara de clínica de rico, super bem cuidadinha, com capricho, desapareceu. As paredes já estao com a tinta velha (algumas), os jardins já nao sao tao bem tratados, enfim, a área, que era muito bonita, perdeu um pouco do encanto ("tudo o que é gratuito e feio", como diria Renato Russo). Na verdade, feio feio nao está, mas também já nao é bonito como antes. Além disso, os funcionários públicos daqui, como muitos no Brasil, têm horários de trabalho irritantes (ou seja, sempre que alguém precisa, estao almoçando ou fazendo qualquer outra coisa super importante). Acho que antes (quando visitei a clínica pela primeira vez) eram mais presentes. Além de que a emergência de crianças sempre está cheia (como ficam doentes os bebezinhos... ai ai ai...). Mas... Com certeza funciona melhor do que a saúde pública - pelo menos a que eu conheço - no Brasil. Ou seja, te atendem, te dao remédios, te fazem exames... Claro, com váááááááários quadros com fotos e frases de Hugo Chávez nas paredes. É o que eu tenho visto (e espero nao ver muito mais, pois, sinceramente, nao curto muito os hospitais). Acho, profundamente, os passeios de praia muito mais agradáveis hahahahaha.

Besos!

2 comentarios:

  1. que post engraçado..kkkkkkkkkkkk

    ResponderEliminar
  2. cOMO TUDO QUE ESSE BOSTA DE PRESIDENTE TOCA VIRA MERDA IGUAL ELE!!!

    ResponderEliminar