lunes, 11 de julio de 2011

Agora é oficial: JÁ NAO É NECESSÁRIO PASSAPORTE PARA OS BRASILEIROS ENTRAREM NA VENEZUELA!!!

Faz um tempao que eu queria dar esta notícia aos meus pasageiros, mas a falta de uma confirmaçao oficial me estava impedindo. Hoje recebi uma nota da GOL confirmando a informaçao: os brasileiros já nao precisam de passaporte para entrar na Venezuela!!! Iupiiiiiiiiiiii, até que enfim!



As transaçoes de entrada da Venezuela ao Mercosul estao rolando há muito tempo, disso todo o mundo já sabe. Mas parece que agora a coisa realmente está indo para frente. Várias pessoas já viajaram sem passaporte e tudo tem fluído bem. Certamente o estreitamento das relaçoes entre esses países vizinhos traz muitos benefícios a todos nós. E, para entender um pouco mais este processo, vamos ler um pouco do nos comenta José Antônio Marcondes de Carvalho, embaixador do Brasil em Caracas:

"As áreas de parceria entre Brasil e Venezuela espelham a complexidade dos vínculos que unem duas grandes economias da América do Sul. No âmbito econômico e comercial, despontam indicadores que atestam o grau de complementaridade entre os dois países.

As trocas bilaterais alcançaram US$ 4,68 bilhões em 2010, consolidando a posição do Brasil como terceiro sócio comercial da Venezuela e seu primeiro parceiro sul-americano. Diversas empresas brasileiras contribuem para o desenvolvimento econômico e social e para a renovação da infraestrutura venezuelana.

A Venezuela, por sua vez, desempenha, para o Brasil, relevante papel na área energética, exemplificado pelo fornecimento de eletricidade a Roraima, energia essa que é produzida no complexo hidrelétrico do rio Caroní.

Prosseguem as negociações bilaterais referentes ao projeto da refinaria Abreu e Lima em Pernambuco, que prevê a participação da Petrobrás e da PDVSA, companhia estatal petrolífera venezuelana.

Tão importante quanto o comércio de bens e serviços é a cooperação técnica, um dos eixos estratégicos das relações bilaterais. CEF, IPEA, Embrapa e ABDI são instituições brasileiras hoje presentes na Venezuela, onde oferecem ajuda para a capacitação de quadros de agências governamentais nos mais variados setores: habitação, planejamento territorial, agricultura, política industrial.

A dinâmica da aproximação bilateral inspira-se no princípio da valorização da América do Sul como espaço de paz e de cooperação.

É nesse espírito que Brasília e Caracas, além de buscarem a integração bilateral, têm atuado ativamente em foros de convergência regional, a exemplo do MERCOSUL -cujo processo de adesão plena da Venezuela esperamos seja prontamente concluído-, da União de Nações Sul-Americanas e da nascente Comunidade dos Estados Latino-Americanos e Caribenhos (CELAC).

No contexto de relacionamento de tal importância histórica e, ao mesmo tempo, de inequívoca atualidade, a reunião entre os presidentes do Brasil e da Venezuela reafirma a determinação dos mandatários em seguir explorando o vasto potencial da parceria bilateral para a consecução das metas que compartilhamos em matéria de desenvolvimento sustentável com inclusão social.”


FONTE: escrito por José Antônio Marcondes de Carvalho, embaixador do Brasil em Caracas. Artigo publicado na Folha de São Paulo (http://www1.folha.uol.com.br/fsp/opiniao/fz1005201107.htm). Retirado de: http://democraciapolitica.blogspot.com/2011/05/brasil-venezuela-o-futuro-de-relacao.html

12 comentarios:

  1. E eu tirei os meninos em Janeiro/11...
    Kátia - Manaus

    ResponderEliminar
  2. Oi, Kátia! Sempre bom saber de vocês!
    Estao pensando em voltar quando?
    Beijos!

    ResponderEliminar
  3. hola, gostei muito do blog,...olha só fomos em abril pra Venezuela e já não precisava, meu amigo foi só com o rg...
    uito show a Venezuela espero voltar logo! Saludos desde Brasil!

    ResponderEliminar
  4. Oi, Itamar! Obrigada por seu comentário!
    Sim, faz um tempinho já que haviam liberado, entretanto, como nao tínhamos uma confirmaçao oficial por escrito (cias. aéreas, consulados ou afins), nao podíamos espalhar a notícia assim... (como trabalho com agência de turismo, a responsabilidade é maior). Mas agora já é oficial! Viva!!!
    Volte sim, aqui tem muita coisa bacana pra conhecer!
    Um abraço!

    ResponderEliminar
  5. Oi meu nome é Evelise e estamos planejando viajar para a Venezuela poderia me passar algumas de dicas de lugares legais para passear e conhecer?

    ResponderEliminar
  6. Oi, Evelise!

    Manda um e-mail para mony19rj@hotmail.com e e passo as dicas, beleza?

    ResponderEliminar
  7. oi meu nome e suzane sou daqui de manaus pretendo viajar eu e meu esposo junto do seus pais que no total formamos um grupo de 4 pessoas miha duvida e quanto mas ou menos precisamos em dinheiro pra passar uns 3 dias na venezuela ??? o que tem de bom e barato pra comprar por la??? se puder me responder urgente via facebook suzane silva de oliveira ou suzane.contato@hotmail.com desde ja agradeco

    ResponderEliminar
  8. Ola, otima noticia...
    vou com um grupo de amigos para Margarita na proxima semana.

    Obrigado

    ResponderEliminar
  9. prentendemos ir até margarita de carro a partir de 26/07/12. vc poderia me dar informações atualizadas quanto ao visto e/ou passaporte para entrar e trafegar na venezuela? mil beijinhos,obrigada

    ResponderEliminar
  10. Olá! Pela data já devem ter saído para a Venezuela... É que este blog já não está ativo quanto o http://turismoislamargarita.blogspot.com/

    De qualquer maneira, as informações sobre a documentação para entrar na Venezuela continuam vigentes.

    Bjos!

    ResponderEliminar
  11. olá!!! preciso saber onde consigo o documento traduzido que me autoriza a dirigir um veículo que nao esteja em meu nome. pois em janeiro de 2013 vou viajar para venezuela e vou com o carro da minha mae. por favor aguardo resposta. meu email é margsouza1@hotmail.com

    ResponderEliminar
  12. Marcelo, procure a comunidade "Fui da carro pra Margarita" no facebook. Lá mantemos todas essas informações sobre documentos atualizadas.
    Um abraço!

    ResponderEliminar