viernes, 12 de marzo de 2010

Intercâmbio de Estudos Brasil X Venezuela

Olá!

Dessa vez venho por aqui pra comentar, bem informalmente, um programa de intercâmbio de estudos que estamos desenvolvendo aqui na Venezuela (na Ilha de Margarita). Já tivemos duas etapas e, provavelmente em junho, começaremos a terceira.

Como vocês sabem, trabalho na agência Turismo Macanao, aqui em Margarita. Desde que comecei a trabalhar aqui com o turismo (me encarrego apenas dos brasileiros, os outros setores sao trabalhados pelas outras meninas da agência), tinha essa idéia de aproveitar também minha formaçao universitária (sou formada em Letras, Português / Espanhol) de alguma forma. Meu chefe, que sempre foi apaixonado pela cultura brasileira e pelo nosso idioma, sugeriu a idéia do programa de intercâmbio e eu a abracei completamente. Ele tinha há muito tempo a idéia, mas ninguém para ajudá-lo a colocá-la em prática. E pra mim foi a oportunidade perfeita pra trabalhar com aquilo que gosto: aulas.

Em 2009, no meio do ano, tivemos a primeira etapa e no início de 2010, a segunda. O programa funciona duas vezes ao ano, nas férias do início do ano e nas do meio do ano.

O curso de Espanhol apresenta três níveis: Básico, Intermediário e Avançado.

A vantagem deste programa é que o aluno faz 20h de aulas semanais e 24h de estágio semanais (aqueles que desejam estagiar). O estágio é feito no setor de hotelaria, em um dos hotéis conveniados. O aluno trabalha como aprendiz na recepçao, área de alimentos e bebidas ou outra (varia um pouco em funçao da temporada). E o hotel oferece, como pagamento pelo trabalho, o alojamento e a alimentaçao. Por esse motivo, o custo do curso fica bem reduzido, pois o aluno elimina esses gastos que citei.


Essa é a Raquel, participante da primeira etapa que tivemos (em 2009), estagiando no Hotel Portofino. 

Além de o estágio ser uma oportunidade fantástica para praticar o idioma. E fazer novas amizades. Para alguns, até adquirir experiência profissional (no caso dos que estudam Turismo e áreas afins).
A proposta é bem interessante. Quem tiver interesse, pode obter maiores informaçoes sobre o programa por meio do e-mail simonegturismomacanao@hotmail.com (meu e-mail de trabalho).

 Da esq. para a dir.: July, Eduarda, Manhoel e Simone. As meninas participaram da segunda etapa do programa, que ocorreu em janeiro de 2010. 

Leandro e Raquel (primeira etapa, 2009) em aula-passeio ao "Castillo Santa Rosa".

3 comentarios:

  1. Ei Simone!!!!
    Que legal, gostei de saber do blog!!!
    Eu e meu noivo Marcos vamos voltar ai mês que vem preparesse para nos acudir de novo!

    E o seu bb, como esta?

    Besos,

    Camila E Marcos

    ResponderEliminar
  2. Leandro S. Kalbusch19 de marzo de 2010, 17:45

    ¡Qué chévere! Jaja =D

    Siimm! A experiência é muito válida! Eu sou esse cara de braços cruzados na foto (não tinha uma foto menos marrenta, profe? :P). Passei 6 semanas na ilha estudando e trabalhando. Considero o estudo e o trabalho importantes porque trabalhando você é obrigado a se virar com a língua, e acaba praticando o que ouviu em sala e aprendendo duplamente!

    Valeu, Simoneee! Continue desenvolvendo esse projeto, tem futuro!

    ResponderEliminar
  3. AH NAOOOOO!!!

    não tem minha foto aí!!!! fiquei triste agora

    ResponderEliminar